top of page
Foto do escritorYCAC Latin America

O Impacto das Secas em Porto Rico

Atualizado: 3 de mar. de 2021

Feche os olhos, agora imagine isso: você acorda com os pássaros cantando lá fora, fazem 33°C e você se sente todo suado e grudento, ligar o ar condicionado tão cedo seria muito caro, então você decide ir tomar um banho. Mas espere! Está no meio do verão, estamos presenciando secas intensas e você nem pode dar um mergulho na piscina da sua comunidade, já que estamos no meio da pior crise de saúde do século 21.

E se isso não fosse apenas uma história fictícia, mas sim parte do seu dia a dia? Esse ano, os porto-riquenhos tiverem que se preocupar não apenas com o rápido crescimento dos casos da COVID-19, mas, também com uma grande seca que afetou mais da metade da ilha. Alguns foram forçados a ficarem dias sem tomar banho, por conta do medo de ficarem sem água. Outros tiveram que beber água claramente contaminada e arriscar suas saúde com o simples propósito de se hidratar. No entanto, todo mundo simplesmente aceitou isso. "Apenas um dia normal em Porto Rico", eles disseram. "Provavelmente vai piorar ano que vem, 'así que prepárate', se prepare".

Mas não, nós não deveríamos aceitar isso. Isso não é normal. Não tá tudo bem não podermos tomar banho, nós não deveríamos nos preocupar com o tanto de água que bebemos para ter o suficiente para o dia seguinte. Todo ano, mudanças climáticas pioram significativamente o impacto dessas secas ao redor do globo. Aumentando temperaturas e também a chance de evaporação no solo, tornando esses meses que já possuem pouca chuva, mais secos do que deveriam ser. Secas não causa apenas desconforto, mas também impactam de forma negativa na agricultura e no transporte de água, o que afeta diretamente nossa economia. Enquanto sociedade, deveríamos aceitar nosso papel quando se trata de mudanças climáticas. Existem tantos recursos on-line que podemos usar para aprender e tantas soluções simples para diminuir nossas emissões de carbono. É importante que a gente fale sobre os problemas que afetam nossa comunidade e o planeta em que vivemos. Problemas ambientais como secas que estão sendo claramente piorados por nós humanos não deveriam ser consideradas normais.

Por Andrea Ávila, YCAC LATAM

Traduzido por Camila Castro

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page