Colômbia, paraíso tropical com uma rica geografia e pessoas maravilhosas é um lindo país situado na América do Sul. Com mais de 45% de sua terra coberta por florestas; se encontra em primeiro lugar dos países com maior número de pássaros e espécies de orquídeas; segundo lugar em répteis, anfíbios e espécies de peixes de água doce; terceiro lugar em palmeiras e espécies reptilianas; e quarto lugar em biodiversidade de mamíferos. Pode-se dizer que é um lugar onde a natureza é valorizada e cuidada, no entanto, essa é uma ideia longe da realidade.
Embora no sistema educacional padrão da Colômbia seja exigido por lei ensinar consciência ambiental para os estudantes, a maioria é influenciada pelas condições de sua cultura consumista, onde a humanidade vem em primeiro e o resto, em segundo. Com essa ideologia, pessoas justificam seus abusos contra nosso planeta e acreditam que os homens possuem o direito de fazer com a natureza o que quiserem. Esse comportamento bobo é predominante na cultura colombiana e consequentemente, em sua sociedade.
Devido à singularidade do país, ao conflito sempre presente e à outros problemas urgentes que os colombianos precisam solucionar, pouca atenção é dada para o meio ambiente. A Colômbia enfrenta a caça ilegal e tráfico de animais exóticos, que são vendidos em feiras livres; mineração ilegal em abundância; desmatamento para abrir mais espaço para gado e construções; poluição e contaminação atmosférica causada pelas grandes indústrias. Esses fatores foram agravados pelo conflito armado ocorrido na Colômbia por mais de 50 anos, o que prejudicou tanto vidas quanto a natureza.
Atualmente, o fato mais alarmante é que a Colômbia é o segundo país com maior número de problemas ambientais da América Latina, mesmo contendo cerca de 15% da flora e fauna total do planeta. No entanto, é impossível colocar a culpa inteiramente os moradores do país, visto que eles enfrentam vários outros problemas além desse, a sua cultura é diferente, sua educação ambiental é insuficiente e a preservação ambiental pode não ser uma prioridade.
Com base no que foi mencionado, é importante analisarmos as causas da crise ambiental presente no território, mas é de maior importância analisar as possíveis consequências dela. Se decidirmos ficar de braços cruzados e continuar observando enquanto nosso planeta lentamente, mas continuamente, se torna mais danificado, logo não teremos onde morar.
Nossos amados animais serão extintos enquanto orgulhosamente mostramos como é lindo o novo macaco do zoológico e a floresta tropical irá perecer conforme construímos mais e mais casas, cada uma maior do que a última para alimentar nossa ganância. Com cada decisão que tomamos, a cada segundo de cada dia, estamos definindo nosso futuro e o futuro de todas as criaturas preciosas que vivem conosco no planeta Terra. Insisto que você faça a escolha certa, se eduque e a seus entes queridos, e valorizem todas as formas de vida igualmente.
Por Marianna Carillo, membro da YCAC LATAM - 24 de Novembro, 2020
Comments