O futuro do turismo e do meio ambiente
Ecoturismo e seus impactos
Escrito por Clara Lima
Foto de Austin Ban em Unsplash
Ecoturismo, além de ser extremamente rentável e possuir um limpo ciclo de produção, é uma indústria que promove o engajamento das populações locais e internacionais com o mundo natural. Pode gerar um sentimento de pertencimento entre a história, cultura e ambiente local e regional, uma vez que cada lugar guarda experiências e cenários únicos.
Assim, unir o turismo à preservação ambiental é um grande ganho promovido pelo ecoturismo ou turismo ecológico, já que essa mobilidade utiliza de forma sustentável o patrimônio cultural e natural de uma região, visando promover a conscientização ambiental.
Nesse sentido, essa conscientização tem a capacidade de gerar a preservação do bioma através da educação e preservação, uma vez que tais ambientes serão usados como entretenimento e lazer sem que haja desmatamento ou a brusca alteração do mesmo. Outras contribuições positivas do ecoturismo incluem:
-
Investimentos na melhoria da vida na cidade para moradores e turistas de cidades vizinhas (infra-estrutura viária, equipamentos médicos e sanitários, etc.)
-
Estímulo à economia e cultura tradicional local
-
Geração de emprego e renda local
-
Diminuição do impacto no plano estético paisagístico
-
Controle da poluição e degradação ambiental
-
Maior gestão e proteção das terras e cidades locais
-
Promoção da conscientização ambiental
Além disso, diversos estudos apontam que o contato constante com a natureza pode proporcionar múltiplos alívios físicos, mentais e emocionais aos seres humanos. Alguns desses benefícios podem incluir a recuperação da fadiga mental pelo trabalho, estudo ou rotinas cansativas; alívio de sintomas de Alzheimer, Demência, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), ansiedade, estresse e depressão. Nesse sentido, o ecoturismo pode servir como uma fuga do estilo de vida urbano, proporcionando um ambiente confortável para cuidar da saúde física e mental.
Porém, como todo tipo de atividade econômica, o ecoturismo também tem seus aspectos negativos. Alguns dos fatores adversos decorrentes desta atividade incluem o aumento do custo de vida para cidades próximas a paisagens turísticas; a pressão iminente para a superexploração de tais paisagens em razão de obter maiores lucros; deterioração da paisagem devido ao lixo e erosão ao longo das trilhas; e deslocamento da fauna local devido a distúrbios humanos.
Portanto, se bem fomentado pelo governo, a indústria do ecoturismo pode gerar um ciclo virtuoso que potencializará as iniciativas de preservação ambiental, e acolherá populações vizinhas nas unidades de conservação, mitigando os inevitáveis impactos causados pelos seres humanos, além de promover maiores opções de geração de emprego e renda. Além disso, é também um caminho para a qualificação de futuros guias como agentes de conservação e conscientização dos visitantes.
Em síntese, uma vez que restou demonstrado pelo tempo que a ação do homem sobre o meio ambiente é devastadora e impossível de ser evitada, transformar o patrimônio ambiental em área de visitação turística pode ser uma importante vertente que alie a geração de emprego e renda à preservação necessária, para que possamos deixar um planeta melhor e mais saudável para a próxima geração.
E você o que pensa a respeito da indústria do ecoturismo? O ecoturismo poderia ser mais incentivado ou a sociedade deve se manter atenta a essa prática?