top of page

Entrevistas

O Encontro entre Negócios e Sustentabilidade

Entrevista com Sommos
unnamed (1).png
unnamed.png

Por Karina Torres

6 de Abril de 2021

Guiada pela preocupação com uma crise de ameaça global, a pequena empresa mexicana, Sommos, busca preservar o meio ambiente através do comércio local, justo e sustentável, de acordo com o fundador, Fernando Pérez, e com co-fundador, Tânia Arroyo Zambrano.  

Nas palavras de Pérez, "a indústria de alimentos é um dos setores menos sustentáveis da cadeia de suprimentos, e a maior parte dos seus impactos vem dos supermercados". "Nós somos a única plataforma que oferece a opção de comprar e consumir de forma verdadeiramente sustentável e acessível", disse Pérez.

A empresa é um aplicativo de supermercado online, que oferece produtos frescos, artigos orgânicos e locais, esses são colocados em embalagens reutilizáveis e são entregues de bicicleta.

 

Se trata de um ciclo sustentável

De acordo com Arroyo Zambrano, Sommos responde a um "ciclo de suprimentos" baseado em infraestruturas logísticas e tecnológicas. Nele, o desenvolvimento da empresa conta com esquema rigoroso e interconectado dessas infraestruturas. 

Como consequência das características tecnológicas do aplicativo e das logísticas da empresa, como a possibilidade de se utilizar embalagens reutilizáveis, disponibilidade de produtos em todas as fases de sua vida útil, produção local e regenerativa, além das entregas feitas de bicicleta, Sommos conseguiu estabelecer uma negócio modelo que apoia ambos, o comércio sustentável e o crescimento ambiental, explica a co-fundadora.

"Nós identificamos a principal cadeia de suprimentos que engloba a maior parte dos problemas", Arroyo Zambrano declarou sobre a motivação por trás do modelo industrial.

Ainda neste tema, de acordo com os fundadores, a companhia procura melhorar suas embalagens e recipientes constantemente, visando minimizar ao máximo seus impactos sobre o meio ambiente. Eles experimentam fazer suas embalagens com materiais naturais, como roupas e papéis, além de potes de vidro e cestas.

 

Quais produtos eles oferecem?

Segundo Arroyo Zambrano, a grande maioria dos itens disponíveis no aplicativo digital é artesanal e suas comidas passaram por avaliações e processo de rastreabilidade.

Em relação aos critérios da empresa sobre suas mercadorias, a co-fundadora afirma que "todas as safras e produtos artesanais são feitos localmente, nós também exigimos uma declaração de ingrediente, para que saibamos quais ingredientes são usados nos artigos". 

Além disso, Arroyo Zambrano garantiu que, as frutas e vegetais oferecidas por eles, são oriundas de plantações livres de pesticidas e outros agrotóxicos, assim, ele busca disponibilizar produtos orgânicos e, ao mesmo tempo, não prejudiciais ao meio ambiente. De toda forma, seus produtos de origem animal são feitos de "maneira humanizada", livre de maus tratos, acrescentou ela.

 "Para nós, é importante que eles (os produtores) não sejam donos de fábricas, sejam locais, façam a devolução das embalagens, além de uma declaração de ingrediente...com a gente (Sommos), você consegue saber quem e quando foi feito", disse a co-fundadora. 

A plataforma oferece uma variedade de itens, produtos que variam desde pasta de dentes, tablets e detergentes até vegetais, leites e queijo. No entanto, aqueles com a maior demanda são os vegetais, grãos, nozes, as frutas, geleias e o mel, segundo Arroyo Zambrano.

De acordo com a co-fundadora, os preços dos produtos variam entre 20 e 40 pesos mexicanos ($1 to $20 USD). No entanto, ela explica que, somado à taxa de entrega, o preço final fica a partir de 45 pesos ($2 USD), assim como o custo da embalagem das primeiras compras, entre 10 a 40 pesos (50 centavos para $2 USD).

 

Metas e projeções para o futuro 

Atualmente, Sommos é uma plataforma exclusiva para a Cidade do México. No entanto, Pérez e Arroyo Zambrano afirmaram que visam expandir seus serviços para outras regiões com produtores locais em potencial.

Além disso, possuem a meta de medir suas contribuições para os gases do efeito estufa, juntamente com seu uso de energia e água, durante o procedimento de processamento e empacotamento. Da mesma forma, eles também procuram realizar estudos sobre seu impacto e relatórios sustentáveis, visando decisões executivas mais alinhadas.

"Nós queremos fazer estudos de impacto ambiental para mostrar o quanto os clientes ajudaram o meio ambiente. Após cada compra, quero que você saiba o tanto que ajudou... é importante que as pessoas saibam disso", disse Arroyo Zambrano.

Segundo Pérez, o fato mais importante da sustentabilidade é a auto crítica, fato que leva a uma visão social e ambientalmente consciente. Ele enfatizou que se trata de questionar a si mesmo e tomar decisões.

"Se pergunte de onde vem, como e onde foi produzido e sob quais condições, além de quais matérias foram usados", Arroyo Zambrano enfatiza, sobre as questões que deveriam ser levantadas sobre a cadeia de suprimentos.   

"Sommos surgiu como uma forma de tornar a vida mais sustentável", afirma o fundador. 

Faça parte da mudança!

bottom of page